Minicursos

A edição 2020 do CIET:EnPED contará com minicursos ministrados totalmente a distância na semana que antecede os eventos principais do congresso. Todos os inscritos no evento terão direito a 2 minicursos, sem pagamento extra de qualquer taxa. A escolha será realizada já no momento da inscrição no evento e a carga horaria de 10 horas será comum a todos os minicursos.

Minicursos CIET:EnPED 2020

1. GAMES ACESSÍVEIS PARA EDUCAÇÃO

    Ementa: Você conhece algum game educacional acessível? Esse minicurso visa trabalhar conceitos e aplicações do Design Universal e Game Design empregados em Jogos Digitais Acessíveis para a educação. Como proposta serão apresentados os princípios da “pesquisa com desenvolvimento”, por meio do Design Science Research.

    Proponente(es): Profa. Dra Cícera A. Lima Malheiro, Prof. Dr. Leandro Key Higuchi Yanaze e Profa. Dra. Valéria Sperduti Lima/ Núcleo UAB-Unifesp

2. ASPECTOS DA LINGUAGEM FOTOGRÁFICA – COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DA IMAGEM

    Ementa: O minicurso “Aspectos da linguagem fotográfica – Comunicação através da imagem” tem como objetivo explorar os diversos tipos de enquadramento, ângulos e iluminação em algumas fotografias. Com isso, tentar analisar quais efeitos podem ser gerados a partir dos recursos utilizados. 

    Proponente(es): Lucas Perossi/ UFSCar-SEaD

3. PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS COM CELULARES

    Ementa: O minicurso Produção de videoaulas com celulares abordará aspectos teóricos e práticos que vão do planejamento à distribuição das videoaulas. Aprenderemos a roteirizar uma videoaula, a trabalhar com luzes e a buscar os melhores enquadramentos na gravação, veremos alguns equipamentos de baixo custo para ajudar da captação das imagens e dos sons, além de dicas para a edição e finalização dos vídeos.

    Proponente(es): Ian R. Mazzeu/ UFSCar-SEaD

4. FEEDBACK FORMATIVO: ASPECTOS TEÓRICOS E BOAS PRÁTICAS

    Ementa: O feedback é um aspecto crucial da avaliação formativa. A elaboração de feedback formativo, particularmente no ensino superior, é aspecto importante da prática docente, que pode ser potencializado pelo conhecimento dos aspectos teóricos relacionados e das práticas de elaboração mais efetivas.

    Proponente(es): Maria Angélica do Carmo Zanotto  e Ana Paula Rodrigues da Silva/ UFSCar-SEaD

5. BLOCKCHAIN E AS REVOLUÇÕES PÓS-PLATAFORMA

    Ementa: Nesta palestra, iremos explorar os fenômenos sócio-econômicos da última década e forma com que eles se relacionam com o fenômeno Blockchain. Será uma análise sobre diferentes perspectivas: do mercado, das organizações e das tecnologias, falando sobre cases de mercado e novas oportunidades de geração de valor que se abrem nesse novo panorama.

    Proponente(es): Fausto Vanin/ PØx, Onepercent e Triider

6. APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES (TEAM-BASED LEARNING – TBL): POTENCIALIZANDO O TRABALHO COLABORATIVO EM SALA DE AULA

    Ementa: O objetivo principal deste curso é instrumentalizar professores com relação à estratégia metodológica Aprendizagem Baseada em Equipes (team-based learning – TBL), de forma que possam explorar o potencial do trabalho colaborativo entre os estudantes em sala de aula. O TBL é uma metodologia ativa e entende o professor como facilitador para a aprendizagem, que acontece por meio do diálogo e da interação entre os participantes.

    Proponente(es): Débora Cristina Massetto/ CEDU – UFAL

Envie-nos um e-mail
Visite-nos no Facebook
Visite-nos no Twitter
Envie-nos um e-mail
Visite-nos no Facebook
Visite-nos no Twitter