A IMPORTÂNCIA DO USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA SALA DE AULA

  • Joelma de Pontes Silveira Queiroz

Resumo

Esta pesquisa busca refletir sobre a importância da tecnologia como ferramenta pedagógica na sala de aula para a melhoria da qualidade da educação, visto mesmo diante de tantas mudanças tecnológicas, as práticas pedagógicas presentes na escola do Século XXI continuam as mesmas. Como resultado, as metodologias que funcionavam bem até o início do Século XXI, já não surtem mais efeitos porque não atendem às necessidades dos alunos que hoje frequentam as salas de aula e não são suficientes para desenvolver as habilidades e competências de que eles necessitam para enfrentar os desafios atuais e futuros. Diante dessa nova realidade, o objetivo deste estudo consiste em verificar de que forma as mudanças tecnológicas e a globalização tem afetado o currículo escolar, pesquisar se as práticas pedagógicas presentes na escola têm acompanhado as mudanças tecnológicas; identificar as habilidades e competências que os professores e alunos precisam desenvolver para enfrentarem os desafios atuais e futuros e buscar caminhos para inserir o uso das tecnologias como ferramenta pedagógica na sala de aula.  Para realizar este estudo foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica qualitativa e de caráter descritivo e buscou na literatura científica educacional fundamentos para mudança de paradigmas e metodologias que favorecem o uso das ferramentas tecnológicas na sala de aula e possibilitam uma aprendizagem significativa que coopere para a formação de cidadãos mais críticos, criativos e preparados para atuar na sociedade contemporânea e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
DE PONTES SILVEIRA QUEIROZ, Joelma. A IMPORTÂNCIA DO USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA SALA DE AULA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/102>. Acesso em: 15 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento