AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

  • Luiz Carlos Soares Da Silva

Resumo

Este trabalho tem como objetivo averiguar se a avaliação da aprendizagem presente nos cursos de nível superior na modalidade a distância é capaz de proporcionar aos cursistas um acompanhamento democrático do progresso do aprendizado durante a realização desses cursos.  Descreve como a legislação brasileira referente à Educação a Distância contribui para o fomento de uma democratização do acesso ao conhecimento, assim como evidencia a participação dos tutores envolvidos no processo de avaliação aprendizagem presente na EaD, também investigamos se os processos de avaliação e de aprendizagem presentes na EaD oferecem aos alunos estímulos para permanecerem no cursos, e por fim, analisamos os sistemas de mensuração da aprendizagem presentes nos cursos na modalidade, buscando averiguar se tais sistemas possibilitam um acompanhamento democrático da aprendizagem, por meio de pesquisa bibliográfica. Percebemos que i) os tutores são fundamentais para oferecimento de autonomia e consequente estímulo ao aprendizado, no que se refere a legislação, ii) temos um atraso nas mudanças que ocorrem na sociedade e que o legislador não consegue acompanhar, observamos que iii) o processos avaliativos da EaD ainda dependem dos que são próprios da modalidade presencial e que iv) o feedback é visto como indicador da aprendizagem capaz de proporcionar acompanhamento democrático ao aluno sobre seu desempenho nos cursos.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
CARLOS SOARES DA SILVA, Luiz. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/103>. Acesso em: 15 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica