ARCO DE MAGUEREZ COMO ESTRUTURADOR DO ENSINO DE QUÍMICA NA MODALIDADE EJA

  • Vanessa Klein
  • Cláudia Smaniotto Barin

Resumo

O presente trabalho aborda o relato de uma experiência do uso da Metodologia do Arco de Maguerez como estruturador de uma aula experimental para estudantes de uma escola pública de Santa Maria/RS, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. A experimentação foi realizada em cinco etapas, observação da realidade (apresentada por meio de uma história em quadrinhos), seguida da discussão dos pontos-chaves, teorização do tema proposto e levantamento das possíveis hipóteses para a solução. Por fim, a última etapa foi a aplicação da realidade, onde os alunos tentaram solucionar o problema solicitado, com atividades experimentais. Os resultados demonstram que essa metodologia possibilita a proposição de experimentos de cunho investigativo de forma organizada. Os estudantes participaram da proposta de forma ativa, questionando e apontando soluções para o problema o que reforça a ideia, de que a metodologia utilizada auxilia e proporciona uma visão crítica, reflexiva e criativa dos alunos.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
KLEIN, Vanessa; SMANIOTTO BARIN, Cláudia. ARCO DE MAGUEREZ COMO ESTRUTURADOR DO ENSINO DE QUÍMICA NA MODALIDADE EJA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/105>. Acesso em: 29 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica