ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS PREFERÊNCIAS DE ADOLESCENTES EM ACESSO À INTERNET

  • Erika Giacometti Rocha Berribili 988492292
  • Daniel Mill UFSCar

Resumo

As diferenças de gênero manifestam-se pelas subjetividades nas escolas, também condicionadas a “papéis sociais”. Ressalta-se que no conceito “papéis” existe uma restrição próxima à visão bourdiana. Portanto, ultrapassa-se o simples senso do “natural” ou não arbitrário e entende-se os comportamentos condicionados, a exemplo, as preferências dos adolescentes ao pesquisar assuntos de seus interesses na Internet. O trabalho é resultado da análise das respostas dos alunos de 14 a 16 anos dos sexos masculino e feminino a um questionário aplicado em escolas, em perspectiva à perpetuação de estruturas sociais de gênero que dificulta, a muitas mulheres, o exercício de funções relacionadas às tecnologias. Busca-se abrir um caminho que auxilie os educadores e pesquisadores a perceber como essa reprodução de estrutura social baseada em gênero manifesta-se sutilmente nas escolhas dos sujeitos.

Biografia do Autor

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Doutoranda em Educação (PPGE) na Linha Educação, Cultura e Subjetividade pela UFSCar (2016). Mestrado em Ciência Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) na Linha Linguagem, Comunicação e Ciência pela UFSCar (2013-2015). Pesquisa sobre o Impacto sociocultural e cognitivo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação com fomento da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) concluído. Graduação em Letras-Francês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1998-2002). Integrante do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). Integrante do Grupo de Teoria Crítica e Educação da UFSCar. Tutora Virtual na SEaD- UFSCar e Professora no Curso de Especialização Edutec-SEaD/UFSCar. 

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Doutoranda em Educação (PPGE) na Linha Educação, Cultura e Subjetividade pela UFSCar (2016). Mestrado em Ciência Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) na Linha Linguagem, Comunicação e Ciência pela UFSCar (2013-2015). Pesquisa sobre o Impacto sociocultural e cognitivo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação com fomento da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) concluído. Graduação em Letras-Francês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1998-2002). Integrante do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). Integrante do Grupo de Teoria Crítica e Educação da UFSCar. Tutora Virtual na SEaD- UFSCar e Professora no Curso de Especialização Edutec-SEaD/UFSCar.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
GIACOMETTI ROCHA BERRIBILI, Erika; MILL, Daniel. ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS PREFERÊNCIAS DE ADOLESCENTES EM ACESSO À INTERNET. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/108>. Acesso em: 14 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento