CENÁRIO DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) A PARTIR DE INFORMAÇÕES DO MAPA GLOBAL REA

  • Rosana Abutakka Vasconcelos Dos Anjos
  • Kátia Morosov Alonso

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar um panorama do movimento pertencente aos Recursos Educacionais Abertos (REA) a partir de informações do Mapa Global REA, com o propósito específico de observar e perceber como a cultura dos recursos abertos tem se organizado no contexto brasileiro. Por meio da abordagem qualitativa, com ênfase no método exploratório, o estudo coletou e organizou informações do referido mapa, que propiciaram traçar um panorama de ascensão dos REA a nível global, com destaque para projetos e organizações de países como a Alemanha e Estados Unidos. No Brasil, ainda que as iniciativas se mostrem em pequeno número, é salutar perceber que o movimento REA caminha em ascendência, o que coaduna em novas possibilidades e práticas educativas e propagação da educação e aprendizagem aberta.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
ABUTAKKA VASCONCELOS DOS ANJOS, Rosana; MOROSOV ALONSO, Kátia. CENÁRIO DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) A PARTIR DE INFORMAÇÕES DO MAPA GLOBAL REA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/113>. Acesso em: 10 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento