RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • Kristina Desirée Azevedo Ferreira
  • Nuria Pons Vilardell Camas

Resumo

O presente Artigo tem como objeto de estudo os Recursos Educacionais Abertos (REA). Partiu-se da questão norteadora se as produções bibliográficas brasileiras como teses, artigos e dissertações têm definido para o uso pedagógico os Recursos Educacionais Abertos (REA). De modo a se tentar responder à questão apresentada tomamos, como objetivo geral de pesquisa, entender como os Recursos Educacionais Abertos (REA) são definidos para o uso pedagógico. Para atingirmos o objetivo geral, determinamos como objetivos específicos: buscar e analisar o que se pesquisou acerca de REA; licenças abertas como Creative Commons (CC) e repositórios institucionais (RI) e como os REA implicam na formação de  professores. Conclui-se que é necessário desenvolver maiores pesquisas relativas ao uso pedagógico de REA para se poder comprovar o uso pedagógico e nortear o trabalho nas escolas para o uso de REA.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
DESIRÉE AZEVEDO FERREIRA, Kristina; PONS VILARDELL CAMAS, Nuria. RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/115>. Acesso em: 21 abr. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica