REFLETINDO SOBRE CAMINHOS PARA UMA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

  • Solange Maria Sanches Gervai

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar práticas de ações pedagógicas (Gervai, 2007) de um módulo de um curso de pós-graduação, oferecido por esta pesquisadora, em uma instituição privada de ensino superior de São Paulo, levando em consideração questões relacionadas às mudanças possibilitadas pelos hipertextos e hipermídias e a atuação do professor nos cursos a distância. A pesquisa busca entender aspectos do curso que possam contribuir para a preparação de professores para uma atuação mais crítica na modalidade a Distância. O curso de pós-graduação é para professores de ensino superior que buscam desenvolvimento profissional para a modalidade de ensino; para tutores e líderes de polos. Atualmente todos os participantes do curso trabalham para a instituição. O curso é totalmente a distância, em plataforma virtual (Blackboard) e ainda não está aberto para o público externo. A análise das ações pedagógicas tem como base teórica as contribuições de autores como Garrison e Anderson (2003), Celani & Collins (2005), Gervai (2007), Wadt (2009), Victoriano (2010) e pesquisadores da área dos multiletramentos; como Rojo (2012), Kalantzis & Cope (2012), Lemke (2010), Kress (2003), entre outros. O trabalho apresenta uma conclusão sobre a possibilidade de se incluir, no redesenho do módulo, uma conscientização maior sobre a pedagogia dos multiletramentos.

Publicado
2018-06-04
Como Citar
MARIA SANCHES GERVAI, Solange. REFLETINDO SOBRE CAMINHOS PARA UMA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. CIET:EnPED, São Carlos, jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/116>. Acesso em: 12 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica