RESISTÊNCIA À INTEGRAÇÃO DAS TIC À EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA BRASILEIRA E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO CONTINUADA

  • Márcia Leão Da Silva Pacheco
  • Rosemara Perpétua Lopes

Resumo

Apresentamos resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em andamento, que tem por objetivo geral investigar se a resistência ao uso das TIC na educação existe em escolas estaduais de Goiás, confirmando o apontado pela literatura educacional, e que relação mantém com a formação continuada. Tendo em vista esse objetivo, buscamos responder às seguintes questões de pesquisa: a resistência ao uso das TIC na educação, apontada pela literatura educacional, está presente em escolas estaduais goianas? Que relação mantém com a formação continuada? A pesquisa tem cunho quanti-qualitativo e adota o método histórico-analítico. Seu desenvolvimento ocorre em três etapas: pesquisa bibliográfica, de campo e análise documental. Os resultados relativos às Coordenadorias Regionais de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás (CRECE/GO) e à legislação (programas e projetos, diretrizes, decretos e portarias), no que tange ao uso de tecnologias, sugerem que a falta de formação continuada e de infraestrutura relacionam-se à resistência ao uso das TIC nas unidades escolares. 


 

Publicado
2018-05-17
Como Citar
LEÃO DA SILVA PACHECO, Márcia; PERPÉTUA LOPES, Rosemara. RESISTÊNCIA À INTEGRAÇÃO DAS TIC À EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA BRASILEIRA E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO CONTINUADA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/117>. Acesso em: 20 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica