RESISTÊNCIA À INTEGRAÇÃO DAS TIC À EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA BRASILEIRA E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO CONTINUADA
Resumo
Apresentamos resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em andamento, que tem por objetivo geral investigar se a resistência ao uso das TIC na educação existe em escolas estaduais de Goiás, confirmando o apontado pela literatura educacional, e que relação mantém com a formação continuada. Tendo em vista esse objetivo, buscamos responder às seguintes questões de pesquisa: a resistência ao uso das TIC na educação, apontada pela literatura educacional, está presente em escolas estaduais goianas? Que relação mantém com a formação continuada? A pesquisa tem cunho quanti-qualitativo e adota o método histórico-analítico. Seu desenvolvimento ocorre em três etapas: pesquisa bibliográfica, de campo e análise documental. Os resultados relativos às Coordenadorias Regionais de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás (CRECE/GO) e à legislação (programas e projetos, diretrizes, decretos e portarias), no que tange ao uso de tecnologias, sugerem que a falta de formação continuada e de infraestrutura relacionam-se à resistência ao uso das TIC nas unidades escolares.