O PROCESSO AUTORAL DISCENTE UTILIZADO COMO ESTRATÉGIA ÉTICO-DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Resumo
Este artigo tem o objetivo descrever alguns resultados sobre autoria nos fóruns de discussão. A pesquisa maior tinha como propósito científico investigar se a interação realizada nos fóruns de discussão de cursos a distância contribui para a formação ética de futuros pedagogos formados a distância, a ponto de promover suporte conceitual à prática desses docentes no magistério presencial. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada e as informações coletadas foram interpretadas sob o método da análise de conteúdo. Os dados foram tratados mediante a técnica da análise temática. Os resultados apontaram que os professores consideram a autoria como um valor na EaD porque é coluna basilar para que a educação de adultos universitários aconteça. Ao mesmo tempo é o elemento que mais causa apreensão nos professores porque ainda não é realizada a contento pelos estudantes. A pesquisa sinaliza a necessidade do aperfeiçoamento de práticas educativas colaboradoras na EaD e o investimento no professor para que ele desenvolva e incremente suas competências pedagógicas, comunicativas, sociais, gerenciais e técnicas relativas ao trato com o ambiente cibernético.