A EVASÃO DE ALUNOS EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE INDÍGENA
Resumo
O trabalho visa identificar os motivos que levaram alunos a abandonar o curso de Especialização em Saúde Indígena ofertado a distância pela Universidade Federal de São Paulo. Alunos que abandonaram o curso indicaram as razões relacionadas ao abandono do curso e as modificações que poderiam ter evitado a interrupção da participação no curso. Os dados obtidos foram analisados por meio de técnicas da análise de conteúdo. Os resultados apontam que as principais razões para a evasão foram a falta de tempo e a dificuldade de acesso à internet. Já a principal modificação indicada foi mais flexibilidade nos prazos de entrega das atividades. Os pontos relacionados pelos participantes podem ser associados às particularidades de sua atuação profissional no atendimento em saúde a populações indígenas, submetidos a jornadas de trabalho extensas e, muitas vezes, em regiões isoladas, com condições precárias ou nulas para acesso à internet. Esses aspectos devem ser considerados pelo curso para o melhor atendimento ao seu público-alvo e consequente formação adequada de profissionais para atuação na área de Saúde Indígena.