AS INTERAÇÕES DIALÉTICAS COM OS MEIOS TECNOLÓGICOS
Resumo
O artigo parte de uma pesquisa acerca da cultura digital e versa sobre a emergência de uma práxis formativa extraída do mapeamento de teses sobre tecnologias e educação de universidades públicas brasileiras. Como recorte do trabalho, apresentamos uma pesquisa hermenêutica realizada por meio da busca pelas palavras-chave tecnologia e educação, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), tendo por objetivo identificar, descrever e compreender as contribuições e problemáticas levantadas em teses dos Programas de Pós-Graduação em Educação, no intervalo de 2012 a 2016. Os desafios das tecnologias na práxis educativa vêm à cena como um saber social, no sentido de acionar, em algumas teses, uma relação educando-computador mais emancipadora e menos dependente da técnica. As questões de pesquisa revelam um processo eminente inserido na ação pedagógico-tecnológica, que visa tornar o educador um provocador dessa relação assentada na curiosidade e na reconstrução dialética com a práxis formativa, aproximando reflexivamente as dimensões do saber, saber-fazer e saber ser, despertando um olhar crítico e indagador do educando face às tecnologias na formação e na ação pedagógica.