A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E COORDENADORES SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CURSOS DE PEDAGOGIA EAD

  • Adeilson Batista Lins

Resumo

A avaliação em EAD é processo complexo, passível de percursos dinâmicos e estáticos, conforme a cultura de cada sociedade e suas exigências legislativas. No sistema educacional brasileiro, as exigências legislativas se materializam como semipresencialidade para o cumprimento das avaliações de aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo aplicar um conjunto de doze indicadores de avaliação da aprendizagem em EAD, como ensaio preliminar de resultados parciais. Assim, descreve o perfil dos docentes e coordenadores na EAD, por meio de questionários, com posterior análise quantitativa e qualitativa dos indicadores de entrada, percurso e saída. Com este estudo foi possível constatar que a reprodução em EAD dos métodos e instrumentos desenvolvidos para o ensino presencial é um entrave na busca pela identidade própria do ensino online, mesmo que prevaleçam, no planejamento, os modelos construtivistas, sócio interacionistas e interculturalistas. O grau de similaridade entre os indicadores aplicados, para os dois grupos de estudo, foi satisfatório para atribuição de conceito de qualidade.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
BATISTA LINS, Adeilson. A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E COORDENADORES SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CURSOS DE PEDAGOGIA EAD. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/126>. Acesso em: 10 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento