UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTAÇÃO DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE VIBRAÇÕES MECÂNICAS PARA ENGENHARIA
Resumo
Mudanças de proporções globais nas áreas econômica, social e cultural, resultantes da evolução tecnológica, têm impactado diretamente nas práticas pedagógicas dos cursos de graduação. As metodologias ativas de aprendizagem, aliadas ao uso de recursos tecnológicos, têm se mostrado uma alternativa eficiente para o enfrentamento destas mudanças. Além disso, no atual cenário econômico do ensino superior público no Brasil, equipamentos de alto custo utilizados em laboratórios de ensino estão cada vez mais sendo substituídos por equipamentos mais simples e baratos que, além de proporcionar ao estudante o aprendizado dos conceitos envolvidos, o insere no cenário do mercado atual competitivo e dependente de novas tecnologias. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação de instrumentação de baixo custo no ensino de vibrações mecânicas nos cursos de engenharias como uma forma alternativa e funcional de aprendizado. Destaque foi dado na utilização de câmeras digitais e placas Arduino na quantificação de movimento em sistemas mecânicos. Os resultados mostraram que essas ferramentas, apesar das limitações inerentes, cumprem seus papéis e se mostram como alternativas para continuar proporcionando um ensino de qualidade.