AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: : PERSPECTIVAS FREIREANAS

Resumo

O presente estudo provoca questionamentos sobre a neutralidade das tecnologias na educação para superar visões conformistas, distorcidas e mecanizadas que legitimam armadilhas de estruturas homogeneizantes de ensino, tomando por base a perspectiva freireana de um mundo marcado pela diferença, complexidade e desigualdade. Diante dos discursos encontrados no enlace entre tecnologias e educação, evidenciados por Freire, buscamos formas de democratizar o ensino em diálogos com a potência humana e suas contradições, como forma de desafiar certezas de ação tecnológicas, em termos mercadológicos e ideológicos. Freire afirma que não deveríamos tentar dominar as tecnologias, mas compreendê-las em sua totalidade, para projetar a construção do pensar e agir coletivo, contribuindo para os sentidos da existência e da produção das relações humanas. As novas tecnologias estão modificando o mundo no qual vivemos de forma rápida e inovadora, mas ao mesmo tempo carecem de ações pedagógicas contextualizadas e integradas na direção de uma transformação social à construção de formas de convivência. Reconhecemos que as tecnologias têm sido usadas na educação de forma receptora, ingênua, passiva, enganosa e condicionadora por meio de inovações técnicas, instrumentos e processos que empregam. Nesse contexto, cabe resistir a anestesia social mediante a relação com as tecnologias para ajudar os docentes e acadêmicos a se apropriarem dos processos de produção de conhecimentos, fazendo avançar a qualidade de ensino e a formação, reforçando o incentivo para novas leituras e pesquisas.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Formado em Teologia da Universidade La Salle - Unilasalle, Canoas. Aluno especial do PPGEDU/UNILASALLE. Bolsista FAPERGS – PROBIC. Integrante do grupo NETE/CNPq.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa (2007) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Especialista em Informática na Educação (2008) pela mesma Instituição. Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade La Salle, Canoas/RS. Bolsista CAPES/PROSUP e membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
CONTE, Elaine; CRISTIANO HABOWSKI, Adilson; BENITES RIOS, Miriam. AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/132>. Acesso em: 28 mar. 2020.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento