AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NA PRÁTICA DOCENTE
Resumo
Tem-se por objetivo analisar como os docentes de Instituição Pública de Ensino Superior (IPES) utilizam as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no contexto da Docência. Em um cenário de avanço tecnológico, verifica-se a demanda por um repensar do modelo de Docência imperante há séculos. Nesse contexto, a integração entre Docência e TDICs aparece como possibilidade no sentido de dinamizar o processo de ensino, aprendizagem e avaliação. A pesquisa apresenta caráter quantitativo com elementos de Survey. São analisadas as respostas enviadas por trezentos e setenta e seis (376) docentes a um questionário disponibilizado na internet entre os anos de 2014 e 2016. Os docentes participaram de uma Formação voltada para a integração entre Docência e TDICs, ofertada anualmente. Os dados são analisados em três fases: classificação, ordenação e categorização das ferramentas digitais utilizadas; comparação dos resultados obtidos em busca de similaridades e regularidades entre as categorias; comparação dos resultados obtidos com o referencial teórico. Verificaram-se dificuldades em relação ao processo de utilização das TDICs nas práticas pedagógicas, tendendo a sua (sub)utilização. Observa-se a demanda por formação docente que forneça os subsídios necessários para que sujeitos integrem Docência e TDICs para a construção do conhecimento. Pretende-se dar prosseguimento à pesquisa em semestres subsequentes.