O DESEMPENHO DISCENTE EM RELAÇÃO AO INVESTIMENTO PÚBLICO NA EDUCAÇÃO NOS MUNICÍPIOS DE ITUMBIARA, JATAÍ E SÃO SIMÃO

  • Kassandra Silva Barros
  • Tamires Sousa Araújo Universidade Federal de Uberlândia
  • Rayanne Silva Barbosa Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

A aplicação dos recursos arrecadados em educação é essencial para o desenvolvimento nacional, e a lei da responsabilidade fiscal estabelece aos municípios um percentual para essa distribuição. O objetivo deste estudo é identificar a eficiência no desempenho dos gastos públicos em educação nos municípios de Itumbiara, Jataí e São Simão. Esta pesquisa classifica-se como descritiva e quantitativa, pois evidencia estatísticas dos municípios que compõem a amostra. Os dados foram retirados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que é calculado a partir da taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), além dos dados do gasto educacional por aluno do ensino fundamental coletados no Sistema de Informações sobre Orçamentos Público em Educação (SIOPE), referente os anos de 2011, 2013 e 2015. A análise dos resultados foi realizada por meio da comparação da variação de percentual dos dois índices, a fim de verificar se houve eficiência no investimento em relação às notas, utilizando a fórmula percentual = (b-a)/a. Os achados indicam que a cidade de Itumbiara teve os maiores investimentos e isto teve reflexo no desempenho dos alunos. Nota-se que os outros municípios receberam menos e obtiveram as menores notas.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (Controladoria). Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, atua no curso de Ciências Contábeis (graduação).

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (2014), mestranda em Controladoria pela Universidade Federal de Uberlândia, com pesquisa na área de educação. Possui uma segunda graduação em Tradução pela Universidade Federal de Uberlândia (2017) e se especializando em audiodescrição pela Universidade Estadual do Ceará.

Publicado
2018-05-23
Como Citar
SILVA BARROS, Kassandra; SOUSA ARAÚJO, Tamires; SILVA BARBOSA, Rayanne. O DESEMPENHO DISCENTE EM RELAÇÃO AO INVESTIMENTO PÚBLICO NA EDUCAÇÃO NOS MUNICÍPIOS DE ITUMBIARA, JATAÍ E SÃO SIMÃO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/139>. Acesso em: 21 abr. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Gestão e política