MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL

  • Elaine Teixeira Da Silva

Resumo

Esta proposta tem como objetivo geral capacitar o futuro docente para lidar com as novas tecnologias digitais a fim de que ele em sua prática faça uso das inúmeras ferramentas ofertadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) ao ensinar a língua de sua formação, e como objetivos específicos: formar professores que saibam explorar todas as potencialidades dos textos através da multiculturalidade - como o conhecimento social, linguístico e cultural; mostrar ao licenciando a possibilidade de produzir textos com diferentes gêneros textuais através da multimodalidade e dos multiletramentos; e fazer uso desses recursos como ferramentas pedagógicas para expressar-se tanto na língua escrita como nas outras competências comunicativas: falar, ler e ouvir. Este trabalho surgiu na disciplina de Língua Espanhola III com licenciandos do 5º período do curso de Letras Português/Espanhol em uma Instituição privada no município de Itaperuna/RJ. Foi apresentada aos alunos uma atividade prática sobre produção de texto através da multimodalidade e dos multiletramentos, baseada na propaganda comercial de uma rede de fast food. Tomamos como base o Art. 43 da Lei de Diretrizes e Bases de 1996 (LDB) e o Plano Nacional de Graduação de 1999 (PNG) e teóricos como Ribeiro (2016), Rojo (2013), Cani; Coscarelli (2016) e outros.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
TEIXEIRA DA SILVA, Elaine. MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/14>. Acesso em: 18 fev. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica