EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE
Resumo
A incorporação de novas tecnologias na vida cotidiana se tornou alvo de estudos nas mais diversas áreas das ciências, e na área da educação não seria diferente. Há muito se discute que não basta investir na educação técnica de crianças e jovens, visando sua integração no mercado de trabalho. Mais do que isso, é preciso investir na educação permanente das pessoas como pressuposto mínimo de existência, propiciando às pessoas uma vida digna. Este é um dos princípios básicos da educação permanente. A aplicação das novas tecnologias no processo de educação permanente nos remete à proposta trazida pelo método educacional do ensino híbrido. O ensino híbrido consiste na prática de atividades educacionais desenvolvidas com o intuito de promover o uso de novas tecnologias, durante o processo de aprendizagem, de modo que o aluno seja capaz de interagir, com maior autonomia, ao estudar determinada disciplina escolar ou conteúdo específico. Acredita-se que a implantação e desenvolvimento de tais técnicas no processo de educação permanente se traduz como uma prática inclusiva e democrática, de modo que o aprendizado não seja reduzido apenas à aplicação de técnicas, meios e instrumentos instantâneos, mas no desenvolvimento planejado e contínuo da relação de ensino-aprendizagem.