O USO DO WHATSSAPP COMO FERRAMENTA DE PESQUISA NA EAD: :

  • Anabela Aparecida Silva Barbosa INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA
  • Rafael Nink De Carvalho INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA

Resumo

Este artigo discute o emprego do Whatsapp como ferramenta de pesquisa para docentes que atuam nos cursos técnicos de Educação a Distância (EaD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. O objetivo do estudo foi analisar em que medida o Whatsapp, como instrumento de pesquisa docente na EaD, pode funcionar como suporte em grupo de discussão por meio de redes sociais a partir da análise e da ação reflexiva de professores pesquisadores. Os aportes teóricos se baseiam no pensamento complexo, no conectivismo e na abordagem metodológica da pesquisa-ação.  A pesquisa teve o Whatsapp como objeto de análise e lócus de observação. Foi utilizado o histórico de mineração de dados para que o conteúdo do debate entre o grupo de discussão gerasse novas informações, reflexões e conhecimentos. Os resultados indicaram que é possível a associação entre a pesquisa e o recurso interativo via grupo de discussão utilizando as redes sociais e que essa relação é capaz de provocar a ação reflexiva do professor na EaD.  O emprego do Whatsapp como ferramenta propicia: a) o protagonismo crítico; b) a interatividade reflexiva; c) a facilidade de discussão; d) a revelação do fenômeno em estudo no seu processo; e) a integração e construção coletiva e f) a elaboração e aplicação de conhecimento.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia, em Psicopedagogia e Gestão Escolar pela ICE/MT e em Direito Administrativo pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Graduação em Pedagogia e Direito pela Universidade Federal de Rondônia. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Tem experiência na área de Educação a Distância, com ênfase Tecnologias da Aprendizagem, Mineração de Dados, Pequisa-ação,Formação de Professores, Linguagem, Planejamento e Administração de Sistemas Escolares.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Matemática pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2013). Possui graduação em Desenvolvimento em Sistemas de Informação - Faculdades Integradas de Cacoal (2010) e graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2003). Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Rondônia - IFRO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
APARECIDA SILVA BARBOSA, Anabela; NINK DE CARVALHO, Rafael. O USO DO WHATSSAPP COMO FERRAMENTA DE PESQUISA NA EAD. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/148>. Acesso em: 28 mar. 2020.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento