O USO DO WHATSSAPP COMO FERRAMENTA DE PESQUISA NA EAD
Resumo
Este artigo discute o emprego do Whatsapp como ferramenta de pesquisa para docentes que atuam nos cursos técnicos de Educação a Distância (EaD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. O objetivo do estudo foi analisar em que medida o Whatsapp, como instrumento de pesquisa docente na EaD, pode funcionar como suporte em grupo de discussão por meio de redes sociais a partir da análise e da ação reflexiva de professores pesquisadores. Os aportes teóricos se baseiam no pensamento complexo, no conectivismo e na abordagem metodológica da pesquisa-ação. A pesquisa teve o Whatsapp como objeto de análise e lócus de observação. Foi utilizado o histórico de mineração de dados para que o conteúdo do debate entre o grupo de discussão gerasse novas informações, reflexões e conhecimentos. Os resultados indicaram que é possível a associação entre a pesquisa e o recurso interativo via grupo de discussão utilizando as redes sociais e que essa relação é capaz de provocar a ação reflexiva do professor na EaD. O emprego do Whatsapp como ferramenta propicia: a) o protagonismo crítico; b) a interatividade reflexiva; c) a facilidade de discussão; d) a revelação do fenômeno em estudo no seu processo; e) a integração e construção coletiva e f) a elaboração e aplicação de conhecimento.