A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM MOOCS – “MASSIVE ONLINE OPEN COURSES”

  • Maíra De Lucca Scotti

Resumo

Novas tendências em tecnologias surgem para a Educação a Distância, e sejam elas incluídas nas áreas de gestão, organização e serviços educacionais – entre outras – desenvolvem discussões que vão desde os processos pedagógicos para implementação dessas práticas até procedimentos que utilizam diferentes ferramentas para diferentes níveis de ambientes virtuais de aprendizagem. Para que possamos compreender sobre modelos de aprendizagem onde os “participantes virtuais” possuem uma utilização cada vez mais frequente nos espaços de produção e uso de tecnologias para educação, precisamos inicialmente contextualizar a construção e distribuição de informações, a forma que modelos formais e informais estão relacionando essas tecnologias presentes com os tipos de conteúdo previstos nesses processos de ensino e aprendizagem, trazendo inúmeras questões que diferem da modalidade presencial e que devem ser elucidadas. O que é necessário para conceituarmos questões que se referem à inovação educacional na Educação a Distância através da produção e uso de tecnologias para Educação? Como o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem por meio da experiência de criação de conteúdos totalmente “livres” tem se dado nesses ambientes? Onde elementos da Tecnologia Educacional convergem com teorias e modelos presentes em pesquisas sobre aprendizagem colaborativa? No centro da análise está a intenção de oferecer uma pesquisa que pretende trazer uma discussão atual da Educação a Distância por uma abordagem que reunirá, sobretudo, procedimentos de avaliação das características presentes em comunidades virtuais e seus recursos, as diferenças atuais e as tendências tecnológicas vinculadas aos Massive Online Open Courses – MOOCs e de que forma ocorrem as interações com seus usuários.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
DE LUCCA SCOTTI, Maíra. A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM MOOCS – “MASSIVE ONLINE OPEN COURSES”. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/149>. Acesso em: 29 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento