A CONTRIBUIÇÃO DA PROSPOSTA METODÓGICA DO ENSINO HÍBRIDO ATRAVÉS DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM MOODLE E BLACKBOARD
Resumo
A Educação é vista como atendimento às necessidades sociais, onde se deve concretizar-se pelo homem e para o homem, excepcional criatura que aprende, compreende e recorda. Sintonizando com essa visão, o referido tema versa sobre novos desafios e paradigmas relacionados às tecnologias de Informação e Comunicação, onde remete os alunos, professores e instituições a uma nova relação com o saber e aprendizagem. O estudo buscou analisar através de uma revisão literária as contribuições do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle e Blackboard no ensino híbrido em escolas ou instituições de ensino, para a melhoria da qualidade de ensino através de suas potencialidades. A metodologia adotava foi à perspectiva comparativa, em relação à abordagem, tratou-se de um estudo qualitativo, usando o desenho metodológico em forma bibliográfica. Assim, este estudo compreendeu que os AVAS são essências e contribuem de maneira significativa no aprendizado do aluno, seja ele livre ou fechado.