A PROPAGANDA SOCIAL EM REDE COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA NA INFÂNCIA: :

  • Caroline Janjácomo UFSCar
  • Vinício Carrilho Martinez Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Resumo

 


A propaganda social, enquanto um gênero propagandístico, volta-se apenas para as questões de conscientização da sociedade sobre problemas que a atingem como um todo, sendo muitas vezes disseminada na web com o intuito de pluralizar seu alcance. Ela pode, da mesma forma que a propaganda comum, ser direcionada para diferentes públicos; todavia, quando pensamos no público infantil, vemos que as ações deste tipo de comunicação não são tão corriqueiras. Portanto, pensamos ser essencial utilizar esta prática comunicativa com o objetivo de conscientizar este público desde cedo, almejando uma sociedade mais democrática e consciente. Para tanto, buscamos um exemplo de campanha publicitária que já se desenvolveu nestes moldes, e que fez uso da internet para o alcance multiplicado do público almejado por sua mensagem conscienciosa. Compreendemos as funcionalidades deste gênero da propaganda, à luz da integração teórica de nomes como Pierre Levy, para tratar a potencialidade do virtual, Mikhail Bakhtin, a fim de compreender os processos linguísticos para a alteridade, e Norberto Bobbio, para contemplar as noções de direitos básicos da humanidade. Desta forma enfatizamos a importância de uma linguagem adequada especialmente ao público infantojuvenil, que seja capaz de ativar sua consciência responsiva, e elevar seu grau de alteridade, considerando a educação desde a infância, como a forma de ativação do melhor que cada sujeito contempla em si.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduada em Comunicação Social pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). 

##submission.authorWithAffiliation##

Professor da UFSCar. Doutor em Educação e Ciências Sociais. 

Publicado
2018-05-17
Como Citar
JANJÁCOMO, Caroline; CARRILHO MARTINEZ, Vinício. A PROPAGANDA SOCIAL EM REDE COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA NA INFÂNCIA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/152>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica