PROCESSOS HÍBRIDOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

  • Evandro Antonio Bertoluci
  • Aguinaldo Robinson De Souza

Resumo

Neste trabalho apresentamos os resultados parciais de uma investigação em que buscamos identificar e analisar as contribuições de práticas pedagógicas virtuais e presenciais desenvolvidas por professores mediadores de matemática de um curso superior de tecnologia da área de Gestão, oferecido na modalidade de educação a distância, para a construção de conhecimentos matemáticos pelos alunos. A investigação realizada se enquadrou na vertente qualitativa de pesquisa onde se buscou identificar e analisar os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos matemáticos ocorridos no âmbito do curso em uma turma de um polo de apoio presencial. O referencial teórico considerou: aspectos da aprendizagem matemática à distância; características de ambientes virtuais de aprendizagem; abordagens pedagógicas adotadas em processos formativos; os processos de mediação pedagógica em novos paradigmas; entre outros. Os principais resultados apresentados neste trabalho indicaram as contribuições das práticas pedagógicas específicas dos professores mediadores de matemática para a construção de conhecimentos matemáticos. Indicaram, também, a importância da formação específica em matemática dos professores mediadores e a adequação da abordagem híbrida de ensino para a área de matemática.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
ANTONIO BERTOLUCI, Evandro; ROBINSON DE SOUZA, Aguinaldo. PROCESSOS HÍBRIDOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/155>. Acesso em: 29 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento