PROCESSOS HÍBRIDOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Resumo
Neste trabalho apresentamos os resultados parciais de uma investigação em que buscamos identificar e analisar as contribuições de práticas pedagógicas virtuais e presenciais desenvolvidas por professores mediadores de matemática de um curso superior de tecnologia da área de Gestão, oferecido na modalidade de educação a distância, para a construção de conhecimentos matemáticos pelos alunos. A investigação realizada se enquadrou na vertente qualitativa de pesquisa onde se buscou identificar e analisar os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos matemáticos ocorridos no âmbito do curso em uma turma de um polo de apoio presencial. O referencial teórico considerou: aspectos da aprendizagem matemática à distância; características de ambientes virtuais de aprendizagem; abordagens pedagógicas adotadas em processos formativos; os processos de mediação pedagógica em novos paradigmas; entre outros. Os principais resultados apresentados neste trabalho indicaram as contribuições das práticas pedagógicas específicas dos professores mediadores de matemática para a construção de conhecimentos matemáticos. Indicaram, também, a importância da formação específica em matemática dos professores mediadores e a adequação da abordagem híbrida de ensino para a área de matemática.