O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE PESSOAS COM AUTISMO NO BRASIL
Resumo
Este artigo tem o objetivo de dialogar sobre o uso das tecnologias digitais para o ensino de pessoas com autismo no Brasil no período de 2000 a 2017. É um estudo bibliográfico e exploratório, que busca levantar o conteúdo de recentes pesquisas sobre o tema e discutir sobre seus resultados. Apoiados nos estudos de Almeida e Passerino justificamos a importância das tecnologias digitais na promoção de habilidades fundamentais para o desenvolvimento de pessoas com autismo. Como metodologia, mapeamos os trabalhos científicos em alguns bancos de dados digitais. Dos estudos encontrados, vinte e sete trabalhos foram escolhidos por conciliarem adequadamente o uso das tecnologias e o ensino de pessoas com autismo. Com base nos resumos destes trabalhos, observamos os problemas das pesquisas e resultados alcançados. Da análise dos dados coletados concluímos que existem muitos estudos voltados à comprovação dos benefícios das ferramentas digitais para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sócio- emocionais em autistas, no entanto, há uma escassez de pesquisas voltadas ao uso das tecnologias digitais no ensino de conteúdos escolares para pessoas com autismo, bem como sobre formação de professores dentro do tema. Verificamos também que os princípios do Ensino Estruturado podem ser mais explorados para orientar a criação e uso das ferramentas digitais visando o aprendizado de conteúdos escolares por pessoas com autismo.