EDUCAÇÃO NA CIBERCULTURA
Resumo
Este trabalho configurou-se como uma pesquisa-ação que buscou identificar recursos de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e compreender como esses podem ser significativos à prática docente na cibercultura, potencializando e instrumentalizando estratégias participativas/colaborativas no processo de ensino. As ações interventivas e de coleta de dados ocorreram em uma escola pública de Minas Gerais e contou com a colaboração de duas turmas do ensino fundamental e de sua professora responsável. Nossas incursões em campo envolveram os espaços tradicionais de lugar (sala de aula/laboratório de informática) e o ciberespaço, tendo sido realizadas observações, acompanhamento de produções virtualizadas e uma entrevista semiestruturada com a professora colaboradora. Para sistematizar os dados empíricos utilizamos o software Atlas.ti, que auxiliou no processo de tratamento, relacionamento e inferências que compuseram nossa Análise de Conteúdo. Nossa sistematização analítica indicou que existem poucas políticas públicas educacionais voltadas para a inclusão das TDIC na escola. Nesse sentido, constatamos o precário suporte de infraestrutura e a inexistência de suporte pedagógico que orientem os docentes em atividades com as tecnologias. Outro indicativo expressivo foi que o trabalho de intervenção no campo de pesquisa com a professora e seus grupos de alunos consolidou um momento de ineditismo, o que ocasionou impacto cultural docente frente às TDIC. Por fim, as ações de autoria no ciberespaço sugeriram indícios de reconfigurações da postura discente frente à aprendizagem, sendo o ambiente de grupos do Facebook um recurso virtual significativo à prática pedagógica na cibercultura.