A ANÁLISE DA POLITICA NO INTERIOR DOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA
Resumo
Este trabalho é parte de um projeto de pesquisa EAD desenvolvido pelos docentes do departamento de Sociologia na UNOPAR/Pitagoras, que tem como objetivo analisar os livros didáticos de Sociologia para o Ensino Médio. Neste trabalho buscaremos demonstrar as análises já realizadas relacionadas a questão da política no interior dos manuais didáticos. Para isso selecionamos um tema geral, norteador da pesquisa: a questão dos movimentos sociais e a divisão dos conteúdos de política no interior de dois dos seis livros didáticos aprovados no PNLD 2015. Com esta pesquisa procuraremos demonstrar como materiais didáticos já existentes para amparar metodologicamente as aulas dos professores de sociologia ainda são insuficientes. Apesar do aumento no número de livros didáticos aprovados no último PNLD/MEC 2015/2018 (Programa Nacional do Livro Didático/ Ministério da Educação) ainda há uma lacuna no que tange a diversificação de materiais e utilização real dos mesmos pelos professores e alunos em sala de aula. Apesar da ampla gama de livros e apostilas didáticas produzidas por diferentes autores de diversos estados no Brasil, há uma recorrência de certos temas e autores, limitando o potencial de transmissão dos conteúdos das ciências sociais e desconsiderando certos aspectos ligados à regionalidade.