EDUCAÇÃO HÍBRIDA
Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre a avaliação dos discentes de graduação presencial que cursaram disciplinas a distância no período compreendido entre 2013 e 2017. Essa avaliação integra o Programa de Autoavaliação Institucional da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), realizada no primeiro semestre de cada ano letivo. A autoavaliação institucional se efetiva com a utilização da técnica de grupo focal, somente com estudantes, por amostragem, e questionário com perguntas fechadas direcionado a toda comunidade docente e discente. O recorte apresentado aqui analisa alguns dados do questionário, abrangendo especificamente os aspectos relativos à organização didático-pedagógica das disciplinas a distância. A percepção dos alunos indica desafios que precisam ser superados, no que tange ao material didático e atividades propostas. Mas, apresenta também nos avanços aspectos relativos aos estudos orientados a distância pelo professor. A trajetória vivenciada pela PUC Goiás na oferta de disciplinas a distância em cursos presencias, utilizando a prerrogativa dos 20% (Portaria 1.134/2016), tem fortalecido a opção da Instituição pela Educação Híbrida e permitido que seja desenvolvida gradativamente uma cultura de utilização das tecnologias no processo educacional.