EDUCAÇÃO HÍBRIDA: : DESAFIOS APONTADOS PELA AVALIAÇÃO DISCENTE

  • Elda Jane Almeida Gontijo Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Rose Mary Almas De Carvalho

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a avaliação dos discentes de graduação presencial que cursaram disciplinas a distância no período compreendido entre 2013 e 2017. Essa avaliação integra o Programa de Autoavaliação Institucional da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), realizada no primeiro semestre de cada ano letivo. A autoavaliação institucional se efetiva com a utilização da técnica de grupo focal, somente com estudantes, por amostragem, e questionário com perguntas fechadas direcionado a toda comunidade docente e discente. O recorte apresentado aqui analisa alguns dados do questionário, abrangendo especificamente os aspectos relativos à organização didático-pedagógica das disciplinas a distância. A percepção dos alunos indica desafios que precisam ser superados, no que tange ao material didático e atividades propostas. Mas, apresenta também nos avanços aspectos relativos aos estudos orientados a distância pelo professor. A trajetória vivenciada pela PUC Goiás na oferta de disciplinas a distância em cursos presencias, utilizando a prerrogativa dos 20% (Portaria 1.134/2016), tem fortalecido a opção da Instituição pela Educação Híbrida e permitido que seja desenvolvida gradativamente uma cultura de utilização das tecnologias no processo educacional.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns (1991). Atualmente é professora - Secretaria de Educação e coordenadora pedagógica da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: interação cognocitiva e inclusão indivíduo-sociedade. É professora da disciplina de Educação Comunicação e Mídias do departamento de Matemática e atua também como coordenadora pedagógica no curso de Física da UAB.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
JANE ALMEIDA GONTIJO, Elda; MARY ALMAS DE CARVALHO, Rose. EDUCAÇÃO HÍBRIDA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/169>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento