A FERRAMENTA INOVADORA CRIADA PELA KHAN ACADEMY NO ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE MEIOS DIGITAIS

  • Lucas Pereira Da Rosa

Resumo

Este resumo expandido utiliza a análise de conteúdo como metodologia (BARDIN, 2009) para analisar sobre como a Khan Academy se utilizou dos princípios da Dificuldade Desejada (BJORK R. A., 1994) na criação de uma ferramenta que aumenta a capacidade de retenção da memória dos conteúdos estudados no seu curso de Matemática, através da aplicação de testes como substitutos da exposição/apresentação do conteúdo; da variação de condições para a prática; da intercalação dos tópicos; e do espaçamento entre as sessões de estudo. Concluiu-se que, utilizando o conhecimento da pesquisa de Psicologia Aplicada à Educação, para inovar no uso de tecnologias digitais como mídia e ferramenta educacional, a Khan Academy consegue melhorar tanto a performance quanto o aprendizado dos estudantes de matemática.

Publicado
2018-05-23
Como Citar
PEREIRA DA ROSA, Lucas. A FERRAMENTA INOVADORA CRIADA PELA KHAN ACADEMY NO ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE MEIOS DIGITAIS. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/171>. Acesso em: 14 fev. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica