ANÁLISE DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EAD ICHS-UFF
Resumo
O curso de Administração Pública semipresencial do ICHS UFF nos últimos anos apresentou a mesma sistemática de trabalho. Diante deste contexto os coordenadores de disciplina e discentes apresentaram uma demanda para mudança no estilo de ensino-aprendizagem. A partir deste argumento a questão problema identificada foi como efetuar a mudança para um novo processo de aprendizagem? A pesquisa tem como objetivo descrever e analisar o processo de Retrofit de uma disciplina do curso de graduação em Administração Pública, escolhida como referencial para benchmark para as demais. Para a verificação desta investigação utilizaram-se como procedimentos metodológicos o levantamento bibliográfico, aplicação de um questionário, entrevistas e a técnica de brainstorming. Como principal resultado observou-se que o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA não era padronizado e estava enquadrado em um processo de produção fragmentado, onde os atores não se apresentavam articulados, com salas de aulas díspares que não proporcionavam ao aluno uma experiência sistêmica. A partir destas análises foi criada uma sistemática de trabalho objetivando a melhoria da disciplina. O processo de Retrofit proporcionou o replanejamento do AVA e os alunos ressaltaram que houve uma melhoria significativa, proporcionando rapidez e agilidade para o aprendizado de forma ativa e colaborativa com respostas tempestivas, sinalizando positivamente para a implantação nas demais disciplinas do curso.