ANÁLISE DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EAD ICHS-UFF: : O PROCESSO DE RETROFIT

  • Julio Candido de Meirelles Junior
  • Camyla Delyz Do Amaral Meirelles UFF
  • Alessandra Santos Simão UFF

Resumo

O curso de Administração Pública semipresencial do ICHS UFF nos últimos anos apresentou a mesma sistemática de trabalho. Diante deste contexto os coordenadores de disciplina e discentes apresentaram uma demanda para mudança no estilo de ensino-aprendizagem. A partir deste argumento a questão problema identificada foi como efetuar a mudança para um novo processo de aprendizagem? A pesquisa tem como objetivo descrever e analisar o processo de Retrofit de uma disciplina do curso de graduação em Administração Pública, escolhida como referencial para benchmark para as demais. Para a verificação desta investigação utilizaram-se como procedimentos metodológicos o levantamento bibliográfico, aplicação de um questionário, entrevistas e a técnica de brainstorming. Como principal resultado observou-se que o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA não era padronizado e estava enquadrado em um processo de produção fragmentado, onde os atores não se apresentavam articulados, com salas de aulas díspares que não proporcionavam ao aluno uma experiência sistêmica. A partir destas análises foi criada uma sistemática de trabalho objetivando a melhoria da disciplina. O processo de Retrofit proporcionou o replanejamento do AVA e os alunos ressaltaram que houve uma melhoria significativa, proporcionando rapidez e agilidade para o aprendizado de forma ativa e colaborativa com respostas tempestivas, sinalizando positivamente para a implantação nas demais disciplinas do curso.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
CANDIDO DE MEIRELLES JUNIOR, Julio; DELYZ DO AMARAL MEIRELLES, Camyla; SANTOS SIMÃO, Alessandra. ANÁLISE DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EAD ICHS-UFF. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/172>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica