O USO DO SISTEMA PADLET NA PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO/NORMAL
Resumo
Ser leitor nos dias de hoje não se resume apenas a decodificação de um texto. Para tal, espera-se competência em executar uma gama de tarefas, bem como a produção de bons textos argumentativos. Sabe-se que o acesso à leitura e à escrita constitui um importante meio de alcance da democracia e do poder individual, o qual pode ser definido como a capacidade em compreender por que as coisas são como são. Quando a escola básica faz utilização de tecnológicas contemporâneas em prol da aprendizagem, ela amplia a capacidade argumentativa, melhora a escrita e, traz para dentro da escola, possibilidades múltiplas de assimilação e acomodação do conhecimento. A proposta metodológica apresentada neste relato de experiência se dá pela utilização do sistema padlet nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médio/normal da Escola Estadual Graciliano Ramos em Palmeira dos Índios-Alagoas. Os resultados da experiência com nesse ambiente de produção colaborativa (PEDLET) se deu pela interação com o texto dos colegas, de forma colaborativa, sendo acompanhados em tempo real pelo professor, de smartphones ou computadores. Houve muita aprendizagem e as produções textuais foram à soma de esforços potenciais na participação interativa entre todos. Serviram como base para efetuar esse estudo, teóricos como: Antunes (2009), Brasil (2000), Gatti (1993), Almeida e Valente (2005), entre outros.