O USO DO SISTEMA PADLET NA PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO/NORMAL: :

  • José Washington Vieira Silva
  • Madileide De Oliveira Duarte, Me.

Resumo

Ser leitor nos dias de hoje não se resume apenas a decodificação de um texto. Para tal, espera-se competência em executar uma gama de tarefas, bem como a produção de bons textos argumentativos. Sabe-se que o acesso à leitura e à escrita constitui um importante meio de alcance da democracia e do poder individual, o qual pode ser definido como a capacidade em compreender por que as coisas são como são. Quando a escola básica faz utilização de tecnológicas contemporâneas em prol da aprendizagem, ela amplia a capacidade argumentativa, melhora a escrita e, traz para dentro da escola, possibilidades múltiplas de assimilação e acomodação do conhecimento.  A proposta metodológica apresentada neste relato de experiência se dá pela utilização do sistema padlet nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médio/normal da Escola Estadual Graciliano Ramos em Palmeira dos Índios-Alagoas. Os resultados da experiência com nesse ambiente de produção colaborativa (PEDLET) se deu pela interação com o texto dos colegas, de forma colaborativa, sendo acompanhados em tempo real pelo professor, de smartphones ou computadores. Houve muita aprendizagem e as produções textuais foram à soma de esforços potenciais na participação interativa entre todos. Serviram como base para efetuar esse estudo, teóricos como: Antunes (2009), Brasil (2000), Gatti (1993), Almeida e Valente (2005), entre outros.

Publicado
2018-06-06
Como Citar
WASHINGTON VIEIRA SILVA, José; DE OLIVEIRA DUARTE, Madileide. O USO DO SISTEMA PADLET NA PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO/NORMAL. CIET:EnPED, [S.l.], jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/173>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica