TECNODOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS
Resumo
O objetivo da pesquisa é analisar como licenciandos(as) compreendem a docência interdisciplinar no contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Diante da fragmentação dos saberes e da subutilização das TDICs nas Licenciaturas, desenvolve-se uma pesquisa qualitativa caracterizada como Estudo de Caso. A unidade de análise é composta por grupo interdisciplinar de quatro licenciandos(as) da disciplina Tecnodocência ofertada em 2016.1 pela Universidade Federal do Ceará. Subdivide-se em três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. A coleta de dados ocorre a partir do desenvolvimento de plano de aula pelos licenciandos(as) e da observação da aula que realizam com alunos de escola pública. São utilizados dois instrumentos: plano de aula e relatório de observação. Na análise de dados é utilizada triangulação metodológica com interpretação direta dos dados obtidos, subdividindo-se em três momentos pautados na compreensão da docência a partir da prática pedagógica, da utilização das TDICs e da ação interdisciplinar. A ação docente centrou-se principalmente no papel de professor(a) com apresentação de conteúdos por meio de vídeo, slides e interdisciplinaridade esporádica em situações pontuais. Pretende-se continuar a pesquisa com estudo de novos casos.