TECNODOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS

  • Luciana de Lima
  • Robson Carlos Loureiro
  • Gabriela Teles
  • Thayana Brunna Queiroz Lima Sena
  • Deyse Mara Romualdo Soares

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar como licenciandos(as) compreendem a docência interdisciplinar no contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Diante da fragmentação dos saberes e da subutilização das TDICs nas Licenciaturas, desenvolve-se uma pesquisa qualitativa caracterizada como Estudo de Caso. A unidade de análise é composta por grupo interdisciplinar de quatro licenciandos(as) da disciplina Tecnodocência ofertada em 2016.1 pela Universidade Federal do Ceará. Subdivide-se em três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. A coleta de dados ocorre a partir do desenvolvimento de plano de aula pelos licenciandos(as) e da observação da aula que realizam com alunos de escola pública. São utilizados dois instrumentos: plano de aula e relatório de observação. Na análise de dados é utilizada triangulação metodológica com interpretação direta dos dados obtidos, subdividindo-se em três momentos pautados na compreensão da docência a partir da prática pedagógica, da utilização das TDICs e da ação interdisciplinar. A ação docente centrou-se principalmente no papel de professor(a) com apresentação de conteúdos por meio de vídeo, slides e interdisciplinaridade esporádica em situações pontuais. Pretende-se continuar a pesquisa com estudo de novos casos.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
DE LIMA, Luciana et al. TECNODOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/179>. Acesso em: 20 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica