A PRESENÇA DA PALAVRA TECNOLOGIA EM TRABALHOS DE EDUCAÇÃO ENTRE OS ANOS DE 2002 E 2013
Resumo
Considerando que as tecnologias – em especial, as digitais de informação e comunicação – produzem cada fez mais efeitos no universo da Educação, é pertinente imaginar que pesquisadores da área educacional têm se preocupado em investigar esses efeitos, sua profundidade e resultados. Este trabalho objetiva verificar qual a incidência do tema tecnologia em pesquisas da Educação realizadas entre 2002 e 2013 no Brasil e o que mais tem instigado os pesquisadores na interface entre as tecnologias e a Educação. Para tanto, analisamos o Banco de Teses do Grupo Horizonte da UFSCar composto por 3.469 teses, de 26 Programas de Pós-Graduação em Educação do País, buscando pela palavra tecnologia. Ao final, foi possível identificar 4 grandes temáticas nas quais há maior incidência de pesquisas que tangenciam as tecnologias: educação a distância, formação de professores, saberes e práticas docente e as perspectivas éticas e filosóficas do impacto das tecnologias na sociedade.