TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Resumo
Este estudo apresenta uma reflexão crítica sobre as potencialidades da educação interligada com as tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) para o desenvolvimento de sujeitos autônomos e participativos. Após revisão da literatura, parte-se da constatação de que os programas de financiamento e desenvolvimento da educação vêm crescendo nos últimos anos, em contrapartida percebe-se que o contexto educacional mantém-se com dificuldades de absorvê-los principalmente no que concerne as inovações tecnológicas em benefício da produção de autonomia e emancipação. Fato este que tem sido colocado em debate com a disseminação dos cursos do Programa Profuncionário. Esse artigo tem como objetivo discutir sobre essa política de formação continuada dos funcionários de escola, na perspectiva da emancipação humana, tendo como base a inserção e a utilização qualificada das TDIC nas escolas de educação básica da rede pública de ensino. Neste viés, constrói-se uma pesquisa bibliográfica, com metodologia de análise documental embasada no diálogo de autores como Demo (1999), Moreira (2016), Canclini (2005), Castells (2007), Kenski (2013), Freire (1997) entre outros, para a construção e consolidação teórica/reflexiva. Entende-se que confrontar a realidade do contexto educativo, estudá-la e modificá-la depende principalmente de cada sujeito nele inserido, não bastando a multiplicação de políticas públicas educacionais, se os atores da gestão educacional e escolar, não reconhecerem nelas, ações capazes de indicação de caminhos concretos, de discussão e transformação social da e pela educação.