FERRAMENTAS EDUCACIONAIS INOVADORAS APLICADAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: :

  • Paulo De Sá Filho
  • Marco Antônio De Carvalho

Resumo

Com o advento das novas tecnologias em diversos setores da sociedade, fazendo com que as pessoas fiquem cada vez mais tecnologicamente conectadas, em especial por meio de smartphones, nos dias atuais segundo dados da ANATEL (2017) existem mais de 240 milhões de celulares sendo utilizados no Brasil, fato a destacar tomando com referencial que de acordo com o IBGE, a projeção da população brasileira em 2017 é de 210 milhões de pessoas. Nesse sentido, percebe-se que cada brasileiro possui um celular e meio aproximadamente. Diante desse cenário, desenvolver ferramentas educacionais que utilizem desse instrumento tão presente na vida dos brasileiros em especial, torna-se de extrema importância. Contudo o uso do celular como ferramenta educacional, ainda é um grande desafio a transpor. Tendo como foco essa problemática, esse trabalho propõe-se expor algumas ferramentas educacionais que vem sendo utilizadas nos celulares no processo de ensino aprendizagem, tais como aplicativo, realidade aumentada, estante virtual e simuladores. Nessa pesquisa optou-se por trazer como exemplo ferramentas educacionais que estão sendo aplicadas nos cursos de Qualificação Profissional e Habilitação Técnica da modalidade de Educação a Distância do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI.

Biografia do Autor

Paulo De Sá Filho

Atualmente é Coordenador Técnico de Cursos no Núcleo Integrado de Educação a Distância do SESI/SENAI GO. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica, Pós Graduado em Gestão de Empresas Sucroalcooleiras; MBA Gestão Estratégica de Negócios; Metodologias e Gestão para a Educação a Distância. Graduado em Administração de Empresas e Teologia.

Marco Antônio De Carvalho

Professor Titular do Instituto Federal Goiano. Possui graduação (1987) e mestrado (1992) em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Pós-doutor en el currículo y la formación profesional agrícola en Cataluña del Departamento de Didáctica de las Ciencias Sociales - Facultat de Educaciòn - Universistat Autonoma de Barcelona. Atua no mestrado profissional em educação profissional e tecnológica em temas relacionados à formação profissional, ensino agrícola, educação e mundo do trabalho e gestão de cooperativas.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
DE SÁ FILHO, Paulo; ANTÔNIO DE CARVALHO, Marco. FERRAMENTAS EDUCACIONAIS INOVADORAS APLICADAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/186>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica