A CORRIDA DE ORIENTAÇÃO COMO ATIVIDADE PEDAGÓGICA COM USO DE QR CODE

  • Elias Do Nascimento Melo Filho

Resumo

O trabalho apresenta um breve resumo histórico sobre a Corrida de Orientação, e a modalidade de corrida como atividade pedagógica, utilizando uma metodologia diferente e inovadora, que é uso de QR Code para uma melhor abordagem educativa e didática na conferência dos pontos de controle existentes na corrida, no qual a mesma funciona como espécie de “caça ao tesouro” interativo com o uso de uma bússola e mapa aliado a tecnologia e o conhecimento geográfico. Nesse contexto apresento algumas experiências de estudantes de pedagogia e diversos outros cursos de Licenciatura da Universidade de Brasília, resultante de proposta de um minicurso com duração de dois dias realizado nas Disciplinas de Cartografia Geográfica e Ensino de Geografia realizado no primeiro semestre letivo de 2016 realizado na Faculdade de Educação. Essa foi uma prática motivadora aos estudantes de pedagogia, pois puderam conhecer uma nova abordagem do ensino de Geografia e o ensino multidisciplinar de elementos como espaço, matemática, ciência e meio-ambiente.

Publicado
2018-05-23
Como Citar
DO NASCIMENTO MELO FILHO, Elias. A CORRIDA DE ORIENTAÇÃO COMO ATIVIDADE PEDAGÓGICA COM USO DE QR CODE. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/187>. Acesso em: 19 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Gestão e política