OS APLICATIVOS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO FORMAL E SUAS RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES COM A ASTROFÍSICA: :

  • Felipe André Bach Alves
  • Cíntia Inês Boll

Resumo

Um estudo do desenvolvimento de aplicativos educacionais, com ênfase na
interdisciplinaridade entre os conteúdos do ensino formal e a astrofísica. O
programa BYOD buscou que professores da rede estadual de ensino
desenvolvessem seus próprios aplicativos para uso em sala de aula, através da
plataforma online ‘Fábrica de Aplicativos’. Foram trabalhados ao longo do 2º
semestre de 2016 conteúdos teóricos quanto a interdisciplinaridade, astrofísica e
quanto ao desenvolvimento de aplicativos educacionais. Utilizaram-se de diversos
meios para se reduzir a evasão presente no ensino a distância – principalmente o
uso de comunicadores instantâneos e videoconferências. Foram trabalhados os
conceitos necessários para que os participantes pudessem criar seus mapas
mentais, a fim de facilitar o aplicativo que eles deveriam desenvolver. Porém,
enfrentamos diversos obstáculos, que impediram uma precisa avaliação quanto
aos métodos que foram utilizados para se tentar impedir a evasão. Todavia, tais
problemas não impedira a confecção do aplicativo, destinado ao 1º ano do ensino
médio. Assim, foi realizado o desenvolvimento de um aplicativo onde conteúdos
de biologia, química, física e matemática são atrelados aos conteúdos de
astrofísica, por meio do tema “Origem do Universo e da Vida”.

Publicado
2018-05-23
Como Citar
ANDRÉ BACH ALVES, Felipe; INÊS BOLL, Cíntia. OS APLICATIVOS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO FORMAL E SUAS RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES COM A ASTROFÍSICA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/188>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica