CONSTRUINDO APRENDIZAGEM MATEMÁTICA SIGNIFICATIVA, PRAZEROSA E COM AUTONOMIA UTILIZANDO UMA MAQUETE VIRTUAL
Resumo
1
A matemática constitui-se uma disciplina importantíssima na vida de todo cidadão e se encontra em toda matriz curricular, entretanto, verifica-se que há dificuldade em aprender esse conteúdo de forma agradável e eficaz. Para compreender a matemática, é necessário conhecimento de lógica e muita atenção, apesar de que em muitos casos é estimulada apenas a memorização, com uma exagerada carga horária de aulas expositivas. Esta pesquisa propôs a realização de uma maquete virtual com o software Minecraft com intuito de verificar se esta pode promover aprendizagem matemática significativa, prazerosa e com autonomia. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com estudo exploratório e observação participante, com seis sujeitos do ensino fundamental. Os dados foram coletados em 16 encontros de 01 hora na Associação Amigos de Gaby. Verificou que esse software pode ser usado como ferramenta pedagógica e concluiu-se que a realização da maquete virtual promoveu aprendizado interdisciplinar que suplantou a proposta da pesquisa. O sentimento de alegria ao realizar a atividade foi destacado em todas às vezes, a forma de aprendizado foi a autônoma e a maioria não entende o jogo como forma de aprendizado e somente de entretenimento. Constatou-se também, a inabilidade dos pesquisadores em acompanhar as possibilidades pedagógicas do jogo digital proposto.