APRENDIZAGEM MÓVEL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DOS PRINCÍPIOS DA COMUNIDADE DE PRÁTICA

  • Denise Alves Soares Veridiano

Resumo

Este trabalho discorre sobre as potencialidades do uso de dispositivos de tecnologia móvel, em especial o aplicativo whatsapp, na formação continuada de professores de Língua Portuguesa, sob o viés da Comunidade de Prática (WENGER, 1999) e Aprendizagem Situada (LAVE e WENGER, 1991). Almeida e Araújo Jr. (2015); Royle, Stager e Traxler (2014) e Unesco (2014) apontam para a necessidade de formação de professores para o uso de dispositivos digitais com fins pedagógicos. As dimensões das teorias bases poderão corroborar para entendimento desse processo de formação. O objetivo é compreender como um grupo de aprendizagem de formação docente continuada via whatsapp se consolida e se desenvolve levando em consideração os aportes teóricos supracitados. Em virtude disso, esta pesquisa de observação participante, descritiva interpretativa, tem como contexto um grupo de 45 participantes de um curso de 8 semanas, ministrado via whatsapp – Taba Móvel Redigir - para formação continuada de professores de Língua Portuguesa; o conteúdo do curso aborda o uso dos recursos do aplicativo pelo professor e reflexão sobre o uso pedagógico.  A geração de dados está em andamento e os instrumentos de pesquisa são: questionário inicial, interações durante o curso e questionário final. A partir de uma análise preliminar, percebe-se emergência de uma Comunidade de Prática no grupo e presença de alguns elementos delineados por Lave e Wenger.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
ALVES SOARES VERIDIANO, Denise. APRENDIZAGEM MÓVEL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DOS PRINCÍPIOS DA COMUNIDADE DE PRÁTICA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/195>. Acesso em: 24 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica