INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS EMERGENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DE UM PROJETO NAS UMEIs DE BELO HORIZONTE

  • Carmen Leal Almeida UFMG
  • Glaucia Jorge UFOP

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar o resultado parcial de pesquisa de mestrado desenvolvida na Faculdade de Educação da UFMG. Nele analisamos os desdobramentos da implementação do projeto denominado “Projeto Linguagem das Tecnologias Digitais” elaborado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e trabalhado em algumas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI). A pesquisa foi realizada em duas UMEIs e teve uma abordagem qualitativa. Os envolvidos são os professores e coordenadores que participaram da formação do projeto “Linguagem Digital na Educação Infantil” e as turmas em que acontece a inserção do mesmo. Os resultados obtidos indicam a necessidade de compreensão da Linguagem Digital como mais uma linguagem da Educação infantil e que haja abertura para novas práticas pedagógicas nessa modalidade de ensino.

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Professora UFOP

Publicado
2018-06-10
Como Citar
LEAL ALMEIDA, Carmen; JORGE, Glaucia. INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS EMERGENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DE UM PROJETO NAS UMEIs DE BELO HORIZONTE. CIET:EnPED, São Carlos, jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/197>. Acesso em: 22 mar. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica