REALIDADE VIRTUAL EM SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (FRANCÊS)
Resumo
Tendo em vista a emergência das tecnologias digitais da informação e comunicação no contexto educacional contemporâneo, o presente trabalho visa explorar as possibilidades oferecidas pelos óculos de Realidade Virtual (doravante RV) no ambiente escolar e verificar como eles podem contribuir no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras (LE). A motivação deste trabalho decorre de uma prática pedagógica já utilizada pelo professor no Centro de Estudos de Língua (CEL), na sala de francês, onde são aplicadas as atividades feitas com a RV. Os óculos de RV são utilizados nestas atividades com a apresentação de vídeos de lugares reais em 360º e aplicativos que utilizam esta tecnologia. Este trabalho tem sua fundamentação teórica alicerçada no ensino de língua estrangeira em contexto contemporâneo (VIEIRA ABRAHÃO, 2015; KUMARAVADIVELU, 2003), Multiletramentos (ROJO, 2012); Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (PAIVA, 2015, LÉVY, 1999, COSTAL et al., 2015); Realidade Virtual (TORI, 2010; KIRNER, TORI, 2006; SHERMAN, 2003, LATTA, 1994). A utilização da RV tem características inovadoras, bem como sua utilização na sala de aula. Ainda são poucos os trabalhos que a exploram, especialmente no campo do ensino e aprendizagem de LE. Pretendemos tecer reflexões acerca do uso e implicações da referida tecnologia em ambiente educacional.