ELABORAÇÃO DE UM TAXIONOMIA PARA VÍDEOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DE ENSINO BÁSICO
Resumo
Almejando a criação de um lócus de interação entre as licenciaturas em matemática da Universidade Aberta do Brasil e escolas de ensino básico foi realizado o I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Os Festivais são ações vinculadas ao projeto Vídeos Digitais na Licenciatura em Matemática a Distância, aprovado pelo edital Universal do CNPq e que tem por objetivo compreender as possibilidades de construção colaborativa e utilização de vídeos na educação matemática. Nos vídeos submetidos ao I Festival, estudantes expressam sua compreensão sobre variados conceitos matemáticos usando formas e metodologias diversas. Abordaremos o processo de elaboração de uma taxionomia dos vídeos do ensino básico submetidos ao I Festival visando a realização de uma análise das tendências que giram em torno dessas produções. Essa análise está sendo realizada a partir de um processo descritivo com a observação repetitiva dos vídeos. A discussão teórica se constitui com referenciais sobre Taxionomia de vídeos educativos e Uso de vídeos na Educação Matemática. A categorização poderá fornecer subsídios para uma discussão sobre as principais tendências do I Festival traçando interesses dos estudantes com relação a conceitos matemáticos.