ELABORAÇÃO DE UM TAXIONOMIA PARA VÍDEOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DE ENSINO BÁSICO

  • Willian Silva
  • Liliane Xavier Neves
  • Marcelo De Carvalho Borba

Resumo

Almejando a criação de um lócus de interação entre as licenciaturas em matemática da Universidade Aberta do Brasil e escolas de ensino básico foi realizado o I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Os Festivais são ações vinculadas ao projeto Vídeos Digitais na Licenciatura em Matemática a Distância, aprovado pelo edital Universal do CNPq e que tem por objetivo compreender as possibilidades de construção colaborativa e utilização de vídeos na educação matemática. Nos vídeos submetidos ao I Festival, estudantes expressam sua compreensão sobre variados conceitos matemáticos usando formas e metodologias diversas. Abordaremos o processo de elaboração de uma taxionomia dos vídeos do ensino básico submetidos ao I Festival visando a realização de uma análise das tendências que giram em torno dessas produções. Essa análise está sendo realizada a partir de um processo descritivo com a observação repetitiva dos vídeos. A discussão teórica se constitui com referenciais sobre Taxionomia de vídeos educativos e Uso de vídeos na Educação Matemática. A categorização poderá fornecer subsídios para uma discussão sobre as principais tendências do I Festival traçando interesses dos estudantes com relação a conceitos matemáticos.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
SILVA, Willian; XAVIER NEVES, Liliane; DE CARVALHO BORBA, Marcelo. ELABORAÇÃO DE UM TAXIONOMIA PARA VÍDEOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DE ENSINO BÁSICO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/206>. Acesso em: 23 jun. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica