HIPERMÍDIAS PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM EM AMBIENTE DIGITAL DE APRENDIZAGEM
Resumo
Identificar as hipermídias utilizadas no ensino de enfermagem em ambiente digital de aprendizagem. Revisão integrativa realizada em três bases de dados, com publicações de 2007 a 2016. Os descritores Enfermagem e Hipermídia foram utilizados para a busca de artigos, adequados conforme as bases DeCS/MeSH. Foram localizadas publicações em diferentes periódicos da área da enfermagem, sendo as pesquisas quantitativas as mais frequentes. Com base no levantamento bibliográfico, constatou-se que as hipermídias são importantes recursos educacionais porque envolvem mais os alunos no processo de interação e discussões sobre a temática proposta. Percebeu-se que a utilização das hipermídias, nos seus diversos formatos, como instrumento no processo ensino e aprendizado, vêm ocorrendo de maneira expressiva nas instituições de ensino da enfermagem não se limitando apenas ao ensino superior, mas no ensino profissionalizante e na formação continuada. A revisão integrativa permitiu apontar que o ensino de enfermagem mediado pelo uso das hipermídias configura-se um desafio a ser superado, exigindo dos alunos e professores mudanças na postura frente ao processo educacional.