HIPERMÍDIAS PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM EM AMBIENTE DIGITAL DE APRENDIZAGEM

  • Izaildo Tavares Luna
  • Patrícia Neyva Da Costa Pinheiro Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Fabio Oliveira Teixeira Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Resumo

Identificar as hipermídias utilizadas no ensino de enfermagem em ambiente digital de aprendizagem. Revisão integrativa realizada em três bases de dados, com publicações de 2007 a 2016. Os descritores Enfermagem e Hipermídia foram utilizados para a busca de artigos, adequados conforme as bases DeCS/MeSH. Foram localizadas publicações em diferentes periódicos da área da enfermagem, sendo as pesquisas quantitativas as mais frequentes. Com base no levantamento bibliográfico, constatou-se que as hipermídias são importantes recursos educacionais porque envolvem mais os alunos no processo de interação e discussões sobre a temática proposta. Percebeu-se que a utilização das hipermídias, nos seus diversos formatos, como instrumento no processo ensino e aprendizado, vêm ocorrendo de maneira expressiva nas instituições de ensino da enfermagem não se limitando apenas ao ensino superior, mas no ensino profissionalizante e na formação continuada. A revisão integrativa permitiu apontar que o ensino de enfermagem mediado pelo uso das hipermídias configura-se um desafio a ser superado, exigindo dos alunos e professores mudanças na postura frente ao processo educacional.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

resumo:

Identificar as hipermídias utilizadas no ensino de enfermagem em ambiente digital de aprendizagem. Revisão integrativa realizada em três bases de dados, com publicações de 2007 a 2016. Os descritores Enfermagem e Hipermídia foram utilizados para a busca de artigos, adequados conforme as bases DeCS/MeSH. Foram localizadas publicações em diferentes periódicos da área da enfermagem, sendo as pesquisas quantitativas as mais frequentes. Com base no levantamento bibliográfico, constatou-se que as hipermídias são importantes recursos educacionais porque envolvem mais os alunos no processo de interação e discussões sobre a temática proposta. Percebeu-se que a utilização das hipermídias, nos seus diversos formatos, como instrumento no processo ensino e aprendizado, vêm ocorrendo de maneira expressiva nas instituições de ensino da enfermagem não se limitando apenas ao ensino superior, mas no ensino profissionalizante e na formação continuada. A revisão integrativa permitiu apontar que o ensino de enfermagem mediado pelo uso das hipermídias configura-se um desafio a ser superado, exigindo dos alunos e professores mudanças na postura frente ao processo educacional.

##submission.authorWithAffiliation##

Resumo

Identificar as hipermídias utilizadas no ensino de enfermagem em ambiente digital de aprendizagem. Revisão integrativa realizada em três bases de dados, com publicações de 2007 a 2016. Os descritores Enfermagem e Hipermídia foram utilizados para a busca de artigos, adequados conforme as bases DeCS/MeSH. Foram localizadas publicações em diferentes periódicos da área da enfermagem, sendo as pesquisas quantitativas as mais frequentes. Com base no levantamento bibliográfico, constatou-se que as hipermídias são importantes recursos educacionais porque envolvem mais os alunos no processo de interação e discussões sobre a temática proposta. Percebeu-se que a utilização das hipermídias, nos seus diversos formatos, como instrumento no processo ensino e aprendizado, vêm ocorrendo de maneira expressiva nas instituições de ensino da enfermagem não se limitando apenas ao ensino superior, mas no ensino profissionalizante e na formação continuada. A revisão integrativa permitiu apontar que o ensino de enfermagem mediado pelo uso das hipermídias configura-se um desafio a ser superado, exigindo dos alunos e professores mudanças na postura frente ao processo educacional.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
TAVARES LUNA, Izaildo; NEYVA DA COSTA PINHEIRO, Patrícia; OLIVEIRA TEIXEIRA, Fabio. HIPERMÍDIAS PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM EM AMBIENTE DIGITAL DE APRENDIZAGEM. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/207>. Acesso em: 30 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento