FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Resumo
O presente texto resulta de um estudo realizado na disciplina obrigatória “Organização do Trabalho Docente na Educação Infantil”, do curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade de Educação a Distância (EaD), de uma Universidade Pública Federal, que aderiu ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para tanto, foi elaborada uma problemática, organizada em forma de questão: Que processos educativos decorrem das interações, via fórum virtual de discussão no Moodle, entre os estudantes na disciplina “Organização do Trabalho docente na Educação Infantil”? Delineou-se como objetivo de estudo identificar e refletir sobre processos educativos construídos na participação em um dos fóruns de discussão da referida disciplina. De abordagem qualitativa, a presente pesquisa debruçou-se no conteúdo de um fórum virtual de discussão para conhecimento e reflexão de possíveis processos educativos (de ensinar e de aprender) produzidos por esse grupo de trabalho.. Os resultados revelaram que os estudantes se educaram na dialogicidade, tecendo narrativas sustentadas nas literaturas estudadas e nas experiências, anteriores, relacionadas à Educação Infantil. Os processos educativos desvelaram um trabalho colaborativo nesta disciplina e que se traduziram em ações de interações respeitosas, diálogo contínuo, questionamentos/esclarecimentos e incentivo para a participação e inclusão dos colegas, nas discussões propostas sobre o campo da docência na educação infantil.