FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

  • Andressa Martins
  • Luana Zanotto UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCar)
  • Aline Sommerhalder UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCar)

Resumo

O presente texto resulta de um estudo realizado na disciplina obrigatória “Organização do Trabalho Docente na Educação Infantil”, do curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade de Educação a Distância (EaD), de uma Universidade Pública Federal, que aderiu ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para tanto, foi elaborada uma problemática, organizada em forma de questão: Que processos educativos decorrem das interações, via fórum virtual de discussão no Moodle, entre os estudantes na disciplina “Organização do Trabalho docente na Educação Infantil”? Delineou-se como objetivo de estudo identificar e refletir sobre processos educativos construídos na participação em um dos fóruns de discussão da referida disciplina. De abordagem qualitativa, a presente pesquisa debruçou-se no conteúdo de um fórum virtual de discussão para conhecimento e reflexão de possíveis processos educativos (de ensinar e de aprender) produzidos por esse grupo de trabalho.. Os resultados revelaram que os estudantes se educaram na dialogicidade, tecendo narrativas sustentadas nas literaturas estudadas e nas experiências, anteriores, relacionadas à Educação Infantil. Os processos educativos desvelaram um trabalho colaborativo nesta disciplina e que se traduziram em ações de interações respeitosas, diálogo contínuo, questionamentos/esclarecimentos e incentivo para a participação e inclusão dos colegas, nas discussões propostas sobre o campo da docência na educação infantil.

Publicado
2018-05-23
Como Citar
MARTINS, Andressa; ZANOTTO, Luana; SOMMERHALDER, Aline. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/211>. Acesso em: 29 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento