O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA)
Resumo
O objetivo deste estudo é investigar se as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são utilizadas em sala de aula com os estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Guarús em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro e como contribuem para o processo de ensino-aprendizagem destes estudantes. O PROEJA é um programa que se constitui em uma política pública do governo federal voltada para a formação profissional de estudantes jovens e adultos. Neste estudo a metodologia é de abordagem qualitativa tendo como base a perspectiva do estudo de caso. Aplicou-se, como instrumento de coleta de dados, questionário para os estudantes e entrevista para os professores do programa. Por meio da análise de dados que utilizará a técnica de Análise de Conteúdo, espera-se chegar a resultados que forneçam elementos para reflexões sobre o uso dessas tecnologias no ensino-aprendizagem dos estudantes do PROEJA de modo a contribuir para sua formação.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Ensino-aprendizagem. PROEJA