O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA): :

  • Mariana Monteiro Soares Crespo De Alvarenga
  • Aristóteles Batista Rangel Neto
  • Suely Fernandes Coelho Lemos Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro.

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar se as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são utilizadas em sala de aula com os estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Guarús em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro e como contribuem para o processo de ensino-aprendizagem destes estudantes. O PROEJA é um programa que se constitui em uma política pública do governo federal voltada para a formação profissional de estudantes jovens e adultos. Neste estudo a metodologia é de abordagem qualitativa tendo como base a perspectiva do estudo de caso. Aplicou-se, como instrumento de coleta de dados, questionário para os estudantes e entrevista para os professores do programa. Por meio da análise de dados que utilizará a técnica de Análise de Conteúdo, espera-se chegar a resultados que forneçam elementos para reflexões sobre o uso dessas tecnologias no ensino-aprendizagem dos estudantes do PROEJA de modo a contribuir para sua formação.


Palavras-chave: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Ensino-aprendizagem. PROEJA

Biografia do Autor

Aristóteles Batista Rangel Neto

Pós-graduando em Educação e Tecnologias Digitais pelo Instituto Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes-RJ);

Licenciado em Química pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação, na linha de Representações Sociais e Mestre em Educação, na linha de Política, Gestão e Administração em Educação pela Universidade Estado de Sá, Especialista em Planejamento do Ensino pela Associação Salgado de Oliveira. Possui Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1981) e Pedagogia - Faculdade de Filosofia de Campos (1989). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Tem experiência na área de Educação e Gestão.

Publicado
2018-06-07
Como Citar
MONTEIRO SOARES CRESPO DE ALVARENGA, Mariana; BATISTA RANGEL NETO, Aristóteles; FERNANDES COELHO LEMOS, Suely. O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA). CIET:EnPED, [S.l.], jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/215>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento