EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM FOCO NO ALUNO E AS CONTRIBUIÇÕES DOS DOCENTES PARA A AUTONOMIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM: : O CASO DO DESIGN INSTRUCIONAL

  • Andreia Gomury Santos Gomury

Resumo

Este estudo tem como objetivo tratar sobre o desenvolvimento de curso de Educação a Distância (EAD) com foco no aluno. Descreve as contribuições dos docentes, principalmente do design instrucional, para o desenvolvimento da autonomia dos alunos frente ao processo de ensino-aprendizagem. Usamos, neste estudo, o conceito de (poli)docência. De acordo com este conceito, a categoria docente ultrapassa o fazer pedagógico para além da categoria professoral e se dá em um ambiente hierarquizado, onde há o docente conteudista, o docente tutor, o docente projetista educacional e outros, todos com um único objetivo: a autonomia do aluno e seu aprendizado. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, acredita-se que ele se fará relevante como fonte de pesquisas futuras e terá importância para se refletir sobre o aprimoramento e elaboração de novas práticas metodológicas com foco mais direcionado ao aluno, principalmente a partir da criatividade dos docentes na utilização das ferramentas didático-pedagógicas oferecidas.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
GOMURY SANTOS GOMURY, Andreia. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM FOCO NO ALUNO E AS CONTRIBUIÇÕES DOS DOCENTES PARA A AUTONOMIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/217>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento