FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

  • Daiane Aparecida Costa Carvalho
  • Marcio Roberto De Lima

Resumo

Este trabalho consolidou uma análise documental e de conteúdo, buscou investigar a formação inicial dos professores na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) tendo como foco o uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Os aportes teóricos utilizados para o desenvolvimento dessa pesquisa foram estudos relativos à cibercultura e à educação mediada pelas tecnologias digitais. Do ponto de vista legal teve como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN nº 9394/96) e os Pareceres do Conselho Nacional de Educação (CNE/Conselho Pleno) nº 9/2001 e nº 5/2005, que instituem, respectivamente, a legislação educacional brasileira em sua generalidade, as Diretrizes Curriculares para os cursos de Formação de Professores da Educação Básica e para o curso de Pedagogia. A análise de conteúdo dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) dos cursos investigados, nos sugeriu a necessidade de uma constante reflexão a respeito da formação inicial dos professores na UFSJ, de modo a (re)considerar o uso pedagógico das TDIC (na maioria dos projetos). Entendemos essa dinâmica reflexiva e de atualização dos processos formativos para a docência com TDIC como um eco da cibercultura, que assume um ritmo frequente de renovação nas formas do fazer e de lidar com os saberes socialmente construídos.


Palavras-chave: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Cibercultura. Formação inicial de professores.

Publicado
2018-05-28
Como Citar
APARECIDA COSTA CARVALHO, Daiane; ROBERTO DE LIMA, Marcio. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/218>. Acesso em: 12 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica