REPRESENTAÇÕES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) ENTRE DOCENTES DE SERVIÇO SOCIAL

  • Antonio Sandro Schuartz
  • Helder Boska De Moraes Sarmento

Resumo

O escopo da presente comunicação atém-se à questão do uso, em contexto educativo, das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pelos docentes de Serviço Social. Nesse sentido, apresentam-se os resultados parciais da pesquisa denominada “Representações Sociais sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação entre os docentes de Serviço Social”. O estudo, de cunho qualitativo, deu-se com base em um questionário on-line e em um conjunto de entrevistas semiestruturadas, realizadas ao final do primeiro semestre de 2016. O material coletado teve na Análise de Conteúdo e na Teoria das Representações Sociais o suporte teórico e metodológico para sua discussão. Dentre os objetivos do estudo está o de identificar as representações, as atitudes, o conhecimento, a competência e as práticas dos professores de Serviço Social em relação às TDIC. As primeiras leituras dos dados coletados via questionário apontam para um reduzido conhecimento e uso por parte dos professores no que tange aos recursos oferecidos pelas TDIC para o ensino.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
SANDRO SCHUARTZ, Antonio; BOSKA DE MORAES SARMENTO, Helder. REPRESENTAÇÕES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) ENTRE DOCENTES DE SERVIÇO SOCIAL. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/221>. Acesso em: 20 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica