ESTILOS DE APRENDIZAGEM: : ENSINAR E APRENDER ONLINE

  • Aline Juliana De Oliveira Mario UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Amanda Ramalho Vasques

Resumo

Com o crescimento dos cursos de pós-graduação na modalidade de Educação a Distância (EAD) torna-se cada vez mais necessária a análise dos diferentes estilos de aprendizagem. Na EAD o processo de aprendizagem se dá de forma mediatizada com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), envolvendo estudantes e professores-tutores num Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que possibilite a interação entre diferentes atores em diversos espaços-tempos. Esta pesquisa propõe, portanto, avaliar os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos dos cursos de Pós-Graduação em Educação de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Para tal intento, pretende-se analisar os resultados obtidos a partir da aplicação do questionário Honey-Alonso com os alunos egressos e atuais. O protocolo Honey-Alonso tem sido amplamente utilizado para identificar estilos preferidos de aprendizagem: ativo, reflexivo, teórico e pragmático. Espera-se como resultado obter o perfil dos alunos egressos que procuram a modalidade EAD para um curso de especialização, bem como, investigar como estes alunos aprendem – ou seja, quais os estilos de aprendizagem mais acionados durante o processo de ensino-aprendizagem à distância. 

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda em Educação Profissional do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do UNASP - Campus EC. Pós-Graduada em Docência Universitária e MBA em Gestão de EAD e Tutoria OnLine (UNASP - Campus Virtual). Possui graduação em Direito pela Faculdade Cenecista de Varginha (2014). Atualmente é tutora virtual dos cursos de P´ós-Graduação em Educação do UNASP - Campus Virtual. 

Publicado
2018-05-18
Como Citar
JULIANA DE OLIVEIRA MARIO, Aline; RAMALHO VASQUES, Amanda. ESTILOS DE APRENDIZAGEM. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/222>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento