ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Resumo
Com o crescimento dos cursos de pós-graduação na modalidade de Educação a Distância (EAD) torna-se cada vez mais necessária a análise dos diferentes estilos de aprendizagem. Na EAD o processo de aprendizagem se dá de forma mediatizada com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), envolvendo estudantes e professores-tutores num Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que possibilite a interação entre diferentes atores em diversos espaços-tempos. Esta pesquisa propõe, portanto, avaliar os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos dos cursos de Pós-Graduação em Educação de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Para tal intento, pretende-se analisar os resultados obtidos a partir da aplicação do questionário Honey-Alonso com os alunos egressos e atuais. O protocolo Honey-Alonso tem sido amplamente utilizado para identificar estilos preferidos de aprendizagem: ativo, reflexivo, teórico e pragmático. Espera-se como resultado obter o perfil dos alunos egressos que procuram a modalidade EAD para um curso de especialização, bem como, investigar como estes alunos aprendem – ou seja, quais os estilos de aprendizagem mais acionados durante o processo de ensino-aprendizagem à distância.