PRODUÇÃO DE CONTEÚDO NA FORMAÇÃO TÉCNICA: : UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR

  • Sylvana Karla Da Silva De Lemos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Resumo

O ensino técnico profissionalizante possibilita que a aprendizagem em sala de aula esteja relacionada com a área de formação e o mercado de trabalho. Com a crescente evolução das TIC torna-se imprescindível ao educador o planejamento de aulas mais atrativas para promover a troca de conhecimento dentro e fora do ambiente escolar. Aqueles que ingressam em cursos técnicos têm exigido a associação da teoria com vistas para a prática. Diante desse cenário, foi realizado um projeto durante as aulas de Informática com a proposta de elaboração do design de uma embalagem de um alimento. As atividades foram realizadas com uma turma de estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio em alimentos, no Instituto Federal de Brasília, Câmpus Gama, localizado no Distrito Federal. O projeto teve caráter interdisciplinar, com o objetivo de permitir o uso de ferramentas computacionais e envolver os conhecimentos adquiridos em disciplinas das áreas básica e específica do curso, além de incentivar a imaginação. Cada estudante apresentou sua produção para os demais colegas da turma e para os professores do curso. Os resultados demonstraram que foi possível relacionar os conhecimentos das diferentes disciplinas envolvidas e promover a criatividade artística dos estudantes.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
KARLA DA SILVA DE LEMOS SANTOS, Sylvana. PRODUÇÃO DE CONTEÚDO NA FORMAÇÃO TÉCNICA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/224>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento